Crise de identidade da minha nacionalidade

O dia hoje começou estranho... A última apresentação da minha pesquisa, que seria semana passada, será daqui há algumas horas. Um último suspiro para este ser que começou a ser formado, compilado, analisado e determinado por mim e minha orientadora. E só então, começo a perceber que este é o último semestre, que minha graduação, finalmente, chegou ao fim. E eu, em minha inocência, não percebi que estou desperdiçando meu último semestre. Tentando desesperadamente, encurtá-lo, buscando uma saída para as terras européias. 

Hoje acordei feliz por estar aqui, olhei pela janela, o céu acinzentado ainda mostrava traços do Cristo Redentor imponente e sobrevivente, em meio às nuvens e ao caos do céu carioca. Tudo aqui é um caos! Mas pensando bem, é um caos necessário, um caos que deixa tudo mais vivo, mais alerta. Um amigo espanhol foi assaltado e quando perguntei se ele estava bem, me respondeu numa mescla de português e espanhol: "Fui bautizado, estou en Rio de Janeiro guapa! Tenho que passar por esto, faz parte da experiencia!". Pois é, fazer parte... Acho que é isso que esta começando a acontecer comigo, talvez eu esteja começando a "fazer parte". O que é muito estranho, pois não consigo me identificar com essa cultura de praia, sol e "mermão". 

Ontem mesmo uma colega de classe me perguntou de onde eu era e fiquei surpresa com o: "ahh, então você é do Brasil mesmo", quando respondi Cabo Frio. Como assim? Não dá para perceber o meu acento brasileiro? Carioca até! Estou me esforçando para alcançar o tal do "mermão". Assim as pessoas não teriam dúvida da minha nacionalidade. Mas esta, pobrezinha, foi questionada tantas vezes nos últimos meses, que nem mesmo ela sabe se é brasileira de verdade.  

0 Comentários:

Postar um comentário

Comente, participe! Este também é um espaço seu!