Antes do 174, de Janda Montenegro


Antes do 174
Janda Montenegro

ISBN: 9788578230524
Páginas: 80 
Editora: Ibis Libris
Ano de publicação: 2010



Isso é mesmo ficção?! Foi exatamente o que pensei quando terminei de ler este livro. `

Você se lembra do Sandro? Aquele menino que sobreviveu à chacina da Candelária, cresceu nas ruas, esquecido pelo mundo, e revoltou o país quando seqüestrou o ônibus 174, no Jardim Botânico? Pois é, todo mundo lembra deste fatídico episódio. No livro Antes do 174, Janda Montenegro entra na mente do assassino e percebe que ele não é tão assassino assim, na verdade ele é um menino desesperado por um momento de atenção, por alguma compaixão. Ele só quer deixar de ser uma "sombra sem rosto" e tornar-se humano... Assim como eu e você.

Antes do 174 narra os pensamentos finais de Sandro, no dia em que decide sequestrar um ônibus. Ao olhar a capa deste livro, logo me veio a cabeça "mais uma história sobre esse cara!". Mas tamanha foi minha surpresa ao ler as primeiras linhas de seu conteúdo. Ao abrir o livro, você é sugado pela mente de Sandro, você torna-se parte do assassino, do rejeitado, da sombra sem rosto. A Narrativa começa com Sandro descendo a ladeira e caminhando até seu destino final, o Jardim Botânico. Durante o trajeto acompanhamos calados, como uma macabra platéia, os descasos que nosso protagonista sofre. Rejeição, abuso, revolta... A sociedade contra o ser social. Afinal, quem era o Sandro?! O que era aquele personagem na sua "quase-existência" vagando pelas ruas da cidade maravilhosa?! Cidade Maravilhosa... Para Sandro era só uma cidade, um local ao qual ele não pertencia e a sociedade fazia questão de deixar isto bem claro.

Sandro sofre, hesita, decide, sofre novamente e nós, sofremos juntos por saber que nada daquilo daria certo, pelo contrário, todo aquele sofrimento fora de fato inútil. A cada página, a cada linha sentimos cada vez mais o que Sandro possivelmente sentiu e o nó na garganta vai ficando cada vez maior. A estrutura narrativa é, sem dúvida, uma excelente estratégia da autora para nos envolver cada vez mais naquele incidente, ou acidente, que dias depois havia sido esquecido. Assim como a chacina naquela noite quente, que marcou a vida de Sandro para sempre. Nós esquecemos... Ele não. Com uma narrativa envolvente e revoltante, Antes do 174 nos faz refletir sobre a nossa sociedade e sobre nós mesmos, nossos atos, nossos pequenos atos, que podem fazer toda a diferença para aquele, que pensa ser uma sombra. Mas pensando bem as sombras somos nós.

3 Comentários:

janda disse...

Wow! Ficou muito bom Anne! Mesmo! Você chegou ao centro da questao! bjs

Ademar Júnior disse...

Eu fiquei mais por dentro desse caso ao ler um artigo no material do curso de extensão sobre Direitos Humanos e Mediação de Conflitos.

Achei simplesmente curioso, e realmente parece que dá uma boa trama de livro. Fiquei curioso pelo livro da Janda, lerei assim que puder.

Adoro seu blog querida Anne!
Beijos!

Sorteio do livro “Antes do 174″ | Coruja de Café disse...

[...] AUTOGRAFADO do livro “Antes do 174″, de Janda Montenegro? Confira a resenha do livro aqui e não perca a [...]

Postar um comentário

Comente, participe! Este também é um espaço seu!