Entrevista com Eliane Raye, a autora de "O Portal"


Gente, desculpe pela demora nos posts. Eu ganhei uma linda gatinha, de presente de aniversário de namoro, que está me dando um enorme trabalho e não me deixa dormir... Mas vamos lá!!!

Eliane Raye é uma mulher século XXI! É dentista, esposa, participa ativamente da ONG Médicos Solidários, já foi até cantora, e ainda arranjou tempo para se tornar uma excelente escritora! Nasceu aqui no Rio de Janeiro, foi criada em Brasília e agora voltou para o Rio, um dos cenários de seu primeiro romance. Eliane é autora do livro técnico "Os primeiros socorros para os seus filhos", mas "O Portal" é sua primeira obra de ficção (uma grande estréia, já que o livro é realmente fantástico!). Eliane, que além de ser uma talentosa autora, é uma pessoa maravilhosa, muito divertida e animada, e gentilmente nos cedeu esta entrevista! Confira abaixo a conversa e não deixe de participar do sorteio do livro "O Portal"! 




Coruja de Café - Antes de qualquer coisa, obrigado por conceder esta entrevista ao Coruja de café. Primeiramente gostaria que nos contasse um pouco sobre você e sua trajetória como autora.

Eliane Raye - Minha trajetória como escritora nunca foi muito definida. Sempre estive ligada à arte de alguma maneira. Já fui cantora, designer e sou dentista (o que não deixa de ser uma forma de arte). No tempo em que blog ainda era uma ferramenta desconhecida, mantive uma página pessoal por cinco anos, e adorava ficar horas e horas escrevendo meus pensamentos a respeito da vida e do mundo. Em 2009 escrevi e ilustrei um livro técnico que será lançado agora em 2011 pela editora Santos (Grupo Gen) sobre os primeiros socorros nos casos de acidentes envolvendo a boca e os dentes. Pois bem, foi daí que surgiu a vontade de escrever mais e mais. Comecei a fazer cursos sobre o assunto e assim nasceu "O portal".

Coruja - Como surgiu a idéia de "O Portal"?

Eliane - Eu sempre digo que num belo dia eu caí da cama e comecei a escrever "O portal".  A idéia surgiu como um sonho, sem um porquê. No começo era só uma semente que cresceu e agora estou colhendo os frutos de uma árvore plantada com carinho, dedicação e amor.

Coruja - Você já publicou um livro técnico, “Os primeiros socorros para os seus filhos”, mas "O Portal" é sua estréia na ficção, fale-nos um pouco a respeito de como foi o processo de criação.

Eliane - Eu tinha um começo bem definido e um provável final. No decorrer da escrita, tudo mudou. Os  personagens foram se revelando de maneiras diferentes e inexplicadas, e quem era para ser vilão acabou o mocinho da história. Eu vivi cada capítulo de forma muito intensa e me lembro bem que quando X beijou y no livro, corri e liguei para o meu marido no trabalho e gritei..."X beijou y"! Ele deve ter pensado que eu tinha pirado de vez! Hahahaha.

Coruja - As inscrições da pedra da Gávea são referenciadas em diversas obras literárias, o que te inspirou a usá-las em seu livro?

Eliane - Eu quis falar sobre o Rio de Janeiro. Sou forasteira... Nasci no estado, mas mudei para Brasília quando tinha 3 meses de idade. Ainda me impressiono com as maravilhas daqui e senti a necessidade de passar isso para as pessoas que só conhecem o Rio pelos noticiários trágicos. Sendo assim, pesquisei sobre os mistérios que envolviam a Pedra da Gávea e fiz o enredo em cima desse tema. Foi fantástico, porque nem eu conhecia toda a história.

Coruja -  Lizzie, a personagem principal, é uma norte-americana e boa parte do livro acontece neste eixo Brasil-EUA... O que te levou a fazer este "intercâmbio" com os EUA?

Eliane - Sou apaixonada por Nova York. Adoro todos os lugares famosos, como o Central Park, os museus... Os cafés. A minha idéia em fazer este intercâmbio foi falar um pouco dos lugares lindos que conheço, foi criar uma curiosidade a respeito das duas cidades, sem contar que Nova York é um cenário maravilhoso para qualquer história.

Coruja -  Quais são seus autores preferidos e quais obras a inspiraram para a criação de "O Portal"?

Eliane - Adoro os romancistas de ficção como Sidney Sheldon, Dan Brown, John Grisham. Não existe uma obra inspiradora para "O Portal", nele há um pouco de tudo aquilo que li durante minha vida, além daquilo que me foi acrescentado durante meus estudos e reflexões. Procurei contar uma história onde houvesse mistério, paixão, dúvidas, conflitos, ou seja, tudo aquilo de real que faz parte da nossa luta diária.

Coruja - Qual foi o personagem que te deu mais trabalho? Afinal, todos possuem uma personalidade bem forte!

Eliane - Nenhum deles me deu trabalho. Foi uma diversão trabalhar com eles. Eu quis dar a Elizabeth três homens com personalidades marcantes para que ela escolhesse aquele que mais a encantasse. Steve é um estudioso apaixonado por ciência e mistérios, Marcello um romântico sedutor e Leonardo um rapaz sensível e completamente apaixonado. Toda mulher sente dúvidas quanto à personalidade que mais lhe agrada em um homem, sendo assim, quis deixar Lizzie confusa também. Mas tenho certeza que ela fez a escolha certa!

Coruja - Para finalizar, já podemos aguardar um novo livro, ou uma  continuação de "O Portal"?

Eliane - Claro. O segundo livro da trilogia já está em construção e nele Elizabeth enfrentará novos desafios em lugares fantásticos. Tenho pesquisado muitas cidades cheias de mistérios, e tenho certeza que será tão emocionante quanto "O Portal". 

Coruja - Obrigado Eliane e seja bem vinda ao mundo literário!

Quem quiser entrar em contato com a Eliane, não deixe de acessar uma de suas mídias sociais! E confira também a resenha e o book trailer do Livro "O Portal"!

No E-mail: contato@elianeraye.com.br 
No twitter: @Eliane_Raye
No facebook: Eliane Raye escritora


5 Comentários:

thaísa disse...

Uau, adoro a Eliane Raye xD
Nos seguimos no Twitter e tudo mais. Preciso de O Portal urgentemente o_o
(Anne, esquece o sorteio e me dá o livro *-*)

Acho que é essa é a terceira entrevista que leio completamente rs

Coruja de Café disse...

Eu também adoro a Eliane! Por isso escolhi ela par estrear meus sorteios no blog! Já se inscreveu?! Divulga menina! Quanto mais você divulga, mais chance tem de ganhar! '=DDD

Jheyscilane disse...

Que entrevista fantástica *adorei o estilo da autora* ahhh estou muito curiosa para ler o livro dela *O portal* ... vou participar da promo =)

Adriane Lobão disse...

Que gracinha, Eliane é um docinho...Não vejo a hora de ler o livro...

Anonymous disse...

Amo vc lilí! Muito gata, inteligente e muito... mas muitooo amadaaaaaa!!!
Esse livro é demais! Já lí e amei! Indico a todos vcs pq é bom demais!...
beijos da sua priminha Grazi.

Postar um comentário

Comente, participe! Este também é um espaço seu!