Maat, a deusa da harmonia do mundo

Falar de mitologia é algo me deixa muito feliz... E, apesar do meu forte ser mitologia grega, confesso que todas as culturas clássicas são fascinantes para mim! Hoje eu resolvi interromper a primeira série de posts sobre o deus Hermes, da mitologia grega, para falar um pouco sobre uma deusa muito interessante da mitologia egípcia, a deusa Maat. Bom, deixa eu explicar... Ontem eu fui a um lançamento de livro e, sabendo do meu interesse em culturas clássicas, recebi de uma das organizadoras do Skoob (que também autora) a incumbência de ler e resenhar o primeiro livro da série “As Crônicas de Kane”, A Pirâmide Vermelha, e isso me fez lembrar dos meus estudos sobre Egito. E por isso resolvi escrever um pouco sobre a fascinante mitologia egípcia... E nada melhor do que começar por Maat!



Maat (que também é conhecida por Maet) é a equivalência mítica da deusa Athena da mitologia grega. Maat é a deusa da justiça e da harmonia cósmica. Filha de Rá, o deus sol, e esposa (ou irmã) de Tot, o deus lua, esta importante deusa do panteão egípcio geralmente é representada por uma mulher com asas uma longa pena ou pluma, e é com esta pena, a pena da verdade, que ela pesa todas as almas que chegam no salão de julgamento. Colocando a pena e o coração do morto na balança, ela mede se a alma pode festejar com as divindades e os demais espíritos ou se terá o coração devorado por Ammut, a deusa do inferno.

Porém, Maat não é só isso. Ela possui um conceitomultifacetado, que abrange toda a criação. Maat é a harmonia cósmica do mundo, ou seja, ela é a existência do “dia após dia”, a manutenção do tempo, que os egípcios entendiam como cíclico, ou seja, o fim retorna para o começo. O tempo egípcio começava a com nomeação do Faraó e finalizava quando este faraó morria, começando do zero novamente. Para eles, não existia o conceito de avanço e, por isso, é tão difícil ter uma precisão histórica desta antiga sociedade. E Maat é também esse tempo, esse faraó... Ela é, na verdade, o principio fundador de todo o mundo.

A professora Gisele Marques, especialista em Egito Antigo da Puc-Rio, explica que “O mecanismo de funcionamento da sociedade egípcia, calcava-se, portanto, na reprodução diária, momentânea do ato da criação cósmica, onde “o todo” se fragmenta, e cuja organicidade é mantida graças ao principio da deusa Maat”. Todos os dias eram iguais, não havia avanço no tempo e cada faraó era o início de um mesmo ciclo, ou seja, quando um faraó morria o ciclo se encerrava e quando outro faraó assumia seu posto, começava tudo de novo, não havia continuação. O calendário voltava para o ano um e era sempre necessário manter os rituais, a harmonia, para que o mundo fizesse seu ciclo. E esta harmonia, esta absoluta ordem de todas as coisas que mantém a forma e a natureza do mundo, é  Maat. Segundo a professora especialista em Egito antigo da Puc-Rio Gisele Marques, Maat é “o principio encarnado da ordem regente do universo: sua própria condição de existência e de perpétuo funcionamento”

Porém, Maat também é a retidão, a harmonia, em cada uma das vidas. Enquanto o faraó era responsável por manter a ordem do universo, cada homem era responsável por manter sua ordem interior, a harmonia de sua vida, pois o desequilíbrio de um só homem pode afetar a harmonia universal. A vida de cada individuo precisa ser balanceada e harmônica, seguindo os preceitos da justiça e da retidão, para que tudo no mundo funcione mais um dia, para que a ordem seja mantida, não apenas pelo medo de um castigo, mas pela crença e adoração ao próprio conceito de ordem e harmonia. O mundo está fundamentado em harmonia e o homem deve mantê-la através de bons atos. E esta ordem, existente em todas as coisas, que deve ser mantida pelo homem ao se abster de corrupção, esta ordem que fundamenta a sociedade egípcia, é Maat.

Finalmente, Maat é a energia de todas as coisas. A deusa é umdesdobramento de Tefnut, ela é filha direta do criador, existindo antes do Céu e da Terra (Nut e Geb) e mãe de todas as coisas que virão. Maat é a precursora de tudo, pois, a harmonia é necessária para que existam os outros elementos da criação e para o nascimento e manutenção de sua existência. Maat então é os três pontos primordiais: a Harmonia Cósmica, a Retidão Humana e a Deusa-Mãe. Maat é uma deusa fundamental para o conceito de espaço dos egípcios, é fica impossível entender os egípcios e sua cultura, sem entender quem é Maat.

3 Comentários:

Sthaelle disse...

Post legal menina!

eu não conhecia essa deusa, mas é sempre bom descobrir ne?

bj

Anne Araujo disse...

Pois é... Ela é como nosso ar... Extremamente necessária para se viver! É muito linda a cultura (s) clássica (s)

Beijo!

Vanessa Lemos disse...

Eu já tinha ouvido um pouco sobre essa deusa numa aula de história nos tempos do ensino médio [nem faz tanto tempo assim rsrs], achei muito interessante o post. Conheço pouquíssimo de mitologia egípcia, mas considero tão envolvente quanto a grega. =D

Postar um comentário

Comente, participe! Este também é um espaço seu!