Atenas 28/11 – 15:49h Horário de Brasilia PARTE II

Depois do dia de ontem... Decidimos que nada mais nos abalaria. Na verdade, as coisas não estavam nos abalando tanto quanto imaginávamos, percebemos que a viagem, apesar dessas coisas, estava sendo muito gostosa e curtimos bastante! Os planos para hoje eram: Museu Arqueológico, Mercado das pulgas de Monostiraki e Templo de Zeus. Acordamos cedo, tomamos um mega café e saímos em direção à Omônia. Comparamos os tickets nas cabines amarelas e chegamos bem ao museu. Qual foi nossa surpresa quando descobrimos que a entrada era gratuita hoje! Não sei se é todo domingo ou se era por ser o último domingo do mês, enfim, entramos! Ufa! Começamos nosso trajeto pelo fim, a sala das estatuetas funerárias. Lindas peças em mármore puro e muito bem feitas... Continuamos nosso trajeto pelas salas de bronzes, mármores, peças egípcias, mitologia... Paramos para um café (Anne) e coca (Dani) na lanchonete do museu e continuamos nosso percurso de 3 horas e 50 minutos pelos corredores do museu. Foi lindo, mágico! Chorei, ri, aplaudi, tirei fotos, conversei... Foi emocionante ver todas aquelas coisas de séculos e séculos (põe séculos nisso!) atrás.

Herma
Mas foi naquele momento, olhando para uma Herma, com a cabeça de Hermes em cima e o fálo (pinto) no meio, a original da fotografia da capa de um dos meus livros, que eu percebi... Tudo aquilo que havíamos passado, naqueles dois dias anteriores, valera a pena. Naquele momento eu constatei que nada daquilo era muito, comparado a emoção de ver pessoalmente aquelas coisas, aquelas estátuas, aquelas lanças, aqueles vasos... Tudo aquilo era muito, era demais, era maravilhoso! Dei graças à Deus por ele ter me permitido passar por isso. Dei graças não por eu ter conseguido ir para um outro país, depois de todo sufoco, mas eu estar aqui, em Atenas, na Grécia... No lugar onde nossa civilização começou, na cultura pela qual eu sou completamente apaixonada. Não conseguiria explicar isso num post de blog, não conseguiria definir meu sentimento com palavras. No final, todas as coisas ruins que aconteceram antes, eram um preço muito baixo a  se pagar, e isso se confirmou quando entrei na última sala, a sala do ouro, e vi na minha frente, a centímetros de mim, coberto com uma caixa de vidro a máscara mortuária de Agamemnon. Aquele rosto de ouro reluzente e calmo, sereno. Novamente uma explosão de emoções percoreu meu corpo todo e meus olhos encheram de lágrimas. A máscara de Micenas... A máscara de Agamemnon... Sim, eu sei não é ele, mas para mim é. O nome é uma marca muito forte! E não há ciência que me faça desacreditar dos meus sonhos! Ali estava eu, frente-a-frete com o último Ánax! Como o rei de Micenas. O grande Agamemnon!

Saí do museu em estado dionisíaco de êxtase. Não precisava mais nada nesse mundo para me deixar feliz... Eu poderia morrer ali, naquela hora. Ficamos tanto tempo no museu, que pensei que perderíamos a feira das pulgas. Andamos do museu arqueológico até Monastiraki e depois até Plaka, ou seja, percorremos TODA Atenas, de uma ponta a outra! Mas vamos por partes, chegamos em Monastiraki, lindo bairro... Lindo mesmo! E constatamos que a feira ainda estava acontecendo, foi muito legal! Um monte de barraquinhas de coisas novas e muito velhas, gregos falando somente grego (em Plaka, praticamente todo mundo fala inglês!) e muita cultura antiga... Passamos por vários sitios arqueológicos, incluindo o santuário de Pan! "Logo quem, deus pior do que Zeus!" Tiramos muuuuitas fotos, comemos castanhas assada e rosca de pão pita, assistimos um concerto ao ar livre de música grega e contornamos toda a Acrópole. Ficamos mais ou menos 2 horas andando e curtindo tudo aquilo, nem vimos o tempo passar! Me senti parte de um Komos, embriagada com toda aquela cultura.

Quando percebemos já estávamos em Plaka e resolvemos parar para almoçar na Kosmokon, a taberna mais gostosa que há em Plaka! Tanto que a escolhemos como "nosso" local, mas descobrimos que hoje era seu último dia de funcionamento pois estavam fechando para o inverno. Tudo bem, afinal amanhã também será o último dia desta viagem a Atenas! Depois de amanhã partiremos para Roma! Comemos e em seguida fomos caminhando para o Parlamento, na praça Sindgma, assistir a troca de guardas. No caminho paramos numa sorveteria e continuamos nosso caminho saboreando um sorvetinho!!!! Amo! Chegamos lá  em tempo de ver tudo! Chegamos 5 minutos antes das 5:00pm. A troca de guardas é um verdadeiro espetáculo! Eles fazem uma belíssima performance, é muito legal!! Voltamos para o Adonis, que fica há 5 minutos dali, cansada e feliz. Neste momento, Daniel está dormindo e eu estou indo tomar um café com vista para a Acrópole iluminada! Preciso brindar por esse dia!!! Graças!!!

3 Comentários:

Christian Louboutin sale disse...

Hi, I think your post is very interesting. How can I reach you for more discussing?

Anne Araujo disse...

If you want contact-me, you can send me a e-mail! corujadecafe@gmail.com

Christian Louboutin sale disse...

That\'s fantastic. I like way you present it

Postar um comentário

Comente, participe! Este também é um espaço seu!